G-VQD44VHX1S
top of page
Foto do escritorAldi Roldão

Tristeza, por favor, vá embora...

Em alguns momentos da vida nos sentimos sós e tristes. A tristeza é um sentimento que incomoda, que consome nossa energia e pode prejudicar nossa percepção quanto à nossa qualidade de vida.

A bem da verdade, a tristeza pode ser uma emoção, ou seja, algo que nos tenha acontecido, algo que veio do ambiente e nos atingiu, provoca uma reação em nosso organismo, fazendo com que nosso cérebro libere alguns hormônios que alteram nosso estado emocional. Porém, ela também pode ser um sentimento, ou seja, algo que surge em decorrência da maneira como nós interpretamos as coisas que nos acontecem.

Assim, a tristeza, em si, é algo que se faz presente na vida humana e que, necessariamente, não precisa estar relacionada a um quadro de adoecimento (como depressão).

Então, como lidar com a tristeza, antes de vir a cogitar tratar-se de um quadro depressivo?

Algumas estratégias interessantes são:

1.      Aceitação: reconhecer que sentir-se triste de vez em quando é algo humano e normal. Procure reconhecer seus sentimentos e aceitá-los, inclusive a tristeza.

2.      Apoio social: identifique quais são as pessoas de confiança com as quais você pode conversar sobre seus sentimentos. Podem ser familiares, amigos ou atendentes do Centro de Valorização da Vida (CVV), que podem lhe atender pelo telefone 188.

3.      Atividade física:  As substâncias produzidas pelo seu próprio organismo durante a atividade física podem ajudar a melhorar o seu humor e reduzir os sentimentos de tristeza.

4.      Alimentação saudável: A maioria das substâncias necessárias ao bom funcionamento cerebral estão disponíveis em uma rotina alimentar adequada, que ajudará a melhorar a sua disposição e o seu bem-estar geral.

5.      Tempo para si mesmo: uma caminhada, a leitura de um bom livro, ir a uma cachoeira ou, até mesmo, assistir um bom filme ou uma série, ou seja, faça coisas que você gosta e que lhe trazem alegria.

6.      Meditação e Mindfulness: Práticas de atenção plena podem ajudar a reduzir o estresse e a tristeza. Para iniciar, você pode contar com aplicativos simples, bons e gratuitos, disponíveis nos celulares.

7.      Ajuda profissional: Se a tristeza for intensa ou duradoura, pode ser útil procurar a ajuda de um profissional de saúde mental.

 

Caso seja necessário, agende uma consulta comigo.

 


bottom of page